Guia Básico

Gutenberg: Guia Básico do Editor de Posts do WordPress

Entenda as principais ferramentas do editor Gutemberg e tenha uma melhor experiência para escrever as notícias do seu portal.

O Gutemberg é o atual Editor padrão do WordPress, que substituiu em 2019 o antigo Editor Clássico. O “Gutinho” – como chamamos carinhosamente aqui na Seox – utiliza uma lógica de editor de blocos que transforma a experiência de criar conteúdo em um portal de notícia. A ideia é que a experiência de construção de uma matéria seja mais intuitiva.

Este post pretende ser um guia básico das funcionalidades mais usada do Gutemberg, para auxiliá-lo a criar suas primeiras notícias utilizando seu novo portal.

Acesse a aba Posts

  • Acesse o painel de administração do seu portal.
  • No menu da barra lateral à esquerda, clique na aba Posts > Adicionar Novo post.
  • Pronto, você acaba de abrir o Gutemberg em branco para criar e configurar sua notícia

Entendendo a organização macro do Gutemberg

  1. Alternar adicionador de bloco:
    Clicando no ícone “+” no Gutemberg, você terá acesso a uma ampla variedade de blocos para criar sua notícia, incluindo vídeos, imagens, subtítulos, citações, e muito mais.
  2. Ferramentas:
    Este menu permite que você substitua as ações do cursor do mouse no Gutemberg. Você pode escolher entre “Editar” ou “Selecionar”.
  3. Desfazer / Refazer
    Essas funções permitem que você desfaça ou refaça suas últimas ações no editor, semelhante à função “Ctrl+Z”.
  4. Visão Geral do Documento
    Aba Lista: Aqui você verá a estrutura em camadas dos blocos usados para construir a postagem.
    Aba Estrutura: Esta aba fornece estatísticas do post, incluindo número de palavras, caracteres, tempo de leitura e estrutura de SEO.
  5. Salvar Rascunho
    Ao clicar neste botão, você salva todas as alterações feitas em sua postagem como um rascunho, sem publicá-las imediatamente.
  6. Visualizar
    Aqui você pode escolher o estilo de visualização, como desktop, tablet ou smartphone. Além disso, há a opção “Pré-Visualizar em Nova Aba” para ver uma versão temporária da notícia.
  7. Publicar / Atualizar
    Clique neste botão para publicar sua notícia. Se você já publicou e está apenas fazendo edições, o botão mudará para “Atualizar”.
  8. Yoast SEO
    Este atalho permite configurar o SEO de sua notícia.
  9. Configurações
    Utilize este botão para acessar e ajustar as configurações específicas do bloco que está editando no Gutemberg.
  10. Opções
    Mais opções estão disponíveis para gerenciar e personalizar ainda mais sua experiência com o Gutemberg.
  11. Post
    Acesse as abas para as configurações principais do post.
  12. Bloco
    Explore as opções de configuração exclusivas para o bloco que você está editando, permitindo ajustes específicos para esse elemento.
  1. Sumário
    Visibilidade: Configure a privacidade da postagem (Público, Privado ou Protegido por senha).
    Publicar: Agende a data de publicação, permitindo a publicação automática em uma data futura.
    URL: Visualize e personalize a URL da postagem, considerando domínio, categoria e título.
  2. Authors
    Escolha ou adicione autores à postagem, personalizando a autoria da notícia.
  3. Yoast SEO
    Obtenha uma análise rápida da qualidade do seu post em relação ao SEO.
  4. Categorias
    Selecione as categorias às quais a postagem pertence e defina a categoria primária.
  5. Tags
    Escolha as tags que melhor representam o conteúdo da notícia.
  6. Colunas
    Caso a sua postagem seja um artigo de opinião de uma coluna, atribua a coluna à qual a postagem pertence.
  7. Imagem Destacada
    Configure a imagem principal que será exibida principalmente nas páginas de listagem de notícias, como Archives e Home.
  8. Resumo
    Insira um resumo da postagem que aparecerá abaixo do título da notícia.
  1. Chapéu
    Insira a palavra que acompanhará o título da notícia, dando contexto ou ênfase.
  2. Posts Relacionados
    Escolha manualmente os posts que serão relacionados à postagem.
  3. Branded Content
    Defina se a postagem é um Branded Content, selecionando a marca associada.
  4. Controle de Data e Hora
    Configure a data e a hora da última atualização da postagem, caso queira informar aos usuários.
  5. Layout
    Determine se a Imagem Destacada deve aparecer no início do conteúdo da postagem.
  6. Streaming
    Use o campo de vídeo para destacar um embed do YouTube.
    Utilize o campo de áudio para destacar um embed do Spotify.