Um bom site de notícias precisa disponibilizar conteúdo atual e quente, mas também que eles estejam de maneira organizada e de fácil acesso aos seus usuários.
Seguindo essa lógica, a otimização de categorias do seu site é uma estratégia imprescindível, pensando no site como um todo, e não somente em cada conteúdo forma separada.
Vamos entender agora o que são as categorias de um site, qual a sua importância e como defini-las da melhor maneira para proporcionar bons resultados em SEO.
O que são as categorias de um portal
As categorias de site são exemplos de um sistema de taxonomia (mecanismo utilizado pelo WordPress para agrupar os conteúdos do site), sendo que elas são definições importantes e estratégicas para os portais de notícias, pois fazem parte de toda a estrutura SEO e UX do site.
Do ponto de vista de SEO, as páginas de categorias são mais relevantes do que as páginas individuais, pois exercem o papel de landing pages.
A importância das categorias para um site de notícias
No universo das notícias on-line, uma imensa quantidade de publicações é feita todos os dias por diversos sites e portais. Portanto, para se destacar, é importantíssimo que o seu site esteja bem otimizado e organizado.
Para tal, adotar uma boa estrutura de categorias se faz imprescindível, já que isso ajudará a organizar o conteúdo do site de forma lógica e coerente.
Assim, tanto o Google poderá rastrear melhor o site — lendo e indexando as principais páginas de cada tema —, quanto as pessoas da sua audiência terão uma melhor experiência de navegação, que será mais intuitiva, além de ter maior facilidade de encontrar as publicações do seu interesse.
Logo, quando definida e implementada corretamente, uma boa arquitetura da informação, o que inclui a estrutura de categorias, pode tornar o seu site mais relevante aos olhos dos buscadores e dos usuários.
Principais notícias
Desde 2016 — após uma atualização de algoritmo com relação a notícias —, o Google começou a destacar as publicações mais recentes e mais relevantes — segundo seus fatores de rankeamento — no topo da SERP como “Principais notícias”.
Google News
Existe também no buscador uma aba chamada Google News — um agregador de notícias, no qual o próprio Google decide quais publicações serão exibidas, conforme seus critérios de posicionamento para notícias.
Portanto, aparecer bem posicionado também no Google News é muito importante para os sites e portais, já que essa área pode gerar maior visibilidade, proporcionando também o crescimento da audiência.
Mas, para que suas chances sejam maiores de liderar o topo dessas áreas, é essencial criar e implementar uma boa estrutura de categorias.
Como estruturar a hierarquia de categorias do site
É comum vermos sites que possuem a necessidade de ajustes nesse sentido. Para eles, sugerimos que a hierarquia de categorias seja repensada e redefinida, seguindo o passo a passo a seguir.
Passo 1: Entenda a sua audiência
Entender a sua audiência é fator preponderante para que a sua estratégia, tanto de categorias, quanto de SEO sejam assertivas. Afinal, é para eles que seus conteúdos serão produzidos!
Portanto, faça uma análise do que o seu público gosta, seu perfil, hábitos de compra e suas dores. Essas informações serão muito úteis para te guiar em todos os seus passos no projeto.
Passo 2: Defina os principais temas do site
Agora que você já conhece mais a fundo o seu público e concorrência, você precisa utilizar as informações coletadas para definir quantos e quais são os principais agrupamentos de temas (categorias) que o seu site de notícias abarcará, levando em conta o que, de fato, você descobriu que é importante para o seu público e, consequentemente, para o seu negócio.
Exemplo: meu site de notícias que trata do nicho “mobilidade urbana” vai falar primordialmente sobre 5 temas (categorias):
- Carros
- Motos
- Bicicletas
- Ônibus coletivos
- Metrôs
Nesse primeiro momento, você poderá nomear suas categorias conforme desejar. Já nas próximas etapas, deverá analisar qual o melhor nome para cada uma, do ponto de visto de SEO, por meio da pesquisa de palavras-chaves e análise de concorrência.
Passo 3: Faça a pesquisa de palavras-chaves
É hora de entender quais palavras-chaves podem ser mais relevantes e pertinentes para cada categoria do seu site e anotá-las para fazer a troca posterior, caso seja necessário. Essa pesquisa pode ser feita por meio de ferramentas, como SEMRush, Ubersuggest, Google Ads e Google Trends, por exemplo.
Caso entenda que há necessidade de substituir os nomes escolhidos inicialmente, leve em consideração que os novos nomes definidos com base na pesquisa de palavras-chaves devem ter alta coerência com o tema proposto inicialmente.
Importante também ressaltar que as mais indicadas são aquelas com maior volume de buscas e menor concorrência.
Importância da palavra-chave na categoria
A categoria é uma oportunidade de incluirmos uma palavra-chave forte e relevante na estrutura do portal — e, com isso, ela passa a aparecer muitas vezes em forma de slug na URL, breadcrums, link nos assuntos, menus e destaques na home.
Sendo assim, é bem relevante utilizar palavras-chaves importantes nas categorias.
Passo 4: Analise a concorrência
A análise de concorrência é uma etapa importante, tanto para você entender se a sua estratégia de categorias está seguindo um caminho interessante dentro das boas práticas do seu nicho, quanto para ter ideias de como torná-la ainda melhor. Para isso:
- avalie as palavras-chaves que os seus concorrentes estão utilizando para as categorias;
- analise se estão gerando bons resultados ou não;
- filtre o que pode ser benéfico para implementar também no seu site.
Passo 5: Defina as categorias do site
Agora, chegou o momento de você definir a hierarquia de categorias do seu site de notícias. Para isso, veja alguns outros conceitos importantes a considerar.
Categorias e subcategorias
Dentro de uma hierarquia de categorias, existem as categorias — que são mais amplas — e também é possível ter subcategorias — que afunilam as categorias, sendo mais específicas, o que ajuda a organizar melhor os temas que serão abordados em seus respectivos conteúdos.
Crie, primeiramente, as categorias e, se achar necessário, crie em seguida as subcategorias.
Exemplo:
Categoria: Carros
Subcategorias: Carros a gasolina / Carros a álcool / Carros a gás / Carros híbridos / Carros elétricos
Lembre-se que, tanto as categorias quanto as subcategorias devem transmitir, com clareza, tudo o que o usuário poderá encontrar em seu site, ajudando-o a acessar, de maneira fácil e intuitiva, os conteúdos que desejar.
É importantíssimo não exagerar na quantidade de subcategorias, para não confundir os usuários com um número grande de opções.
Tipos de categorias
Categorias filhas, netas, bisnetas
Ao criar uma categoria filha/neta/bisneta, ela sempre terá uma categoria ascendente, e, com isso, sempre estará “presa” a esta categoria. Ao publicar uma matéria usando uma categoria filha como primária, o slug da URL irá trazer a estrutura pai/filha.
Exemplo:
Categoria Soja sendo filha de Agricultura ficaria https://www.seox.com.br/agricultura/soja/slug-da-noticia/.
Ao criar uma publicação no WordPress, você poderá selecionar uma ou mais categorias. Ao selecionar mais de uma categoria, você deverá escolher qual delas é a primária.
Categoria primária
A primária é a categoria mais importante desta publicação, levando seu slug para a URL, bem como relacionando outras publicações a esta no single da publicação no bloco “veja mais”.
Categoria secundária
Já a categoria secundária são as outras categorias que não foram marcadas como primária. Ela é igualmente relevante, possui uma página archive exclusiva que lista todas as notícias marcadas com esta categoria, mas não entra na URL nem possui amarrações com “notícias relacionadas” e “veja mais”.
Tags
As tags também podem ser um recurso interessante para ajudar na compreensão dos temas das publicações e na navegação pelo site, pois permitem agrupar assuntos ainda mais específicos do que as subcategorias.
Elas devem ser definidas pensando na mesma lógica de categoria > subcategorias > tags, e também é altamente recomendado não se criar tags de forma indiscriminada, para que seja possível manter a organização dentro do site.
Teste e otimização
Passo 6: Realize testes e monitoramento das categorias
Para garantir que as suas categorias, subcategorias e tags estejam funcionando correta e satisfatoriamente — tanto do ponto de vista técnico quanto de usabilidade e conversão — faça testes e mantenha um monitoramento contínuo para identificar problemas e realizar ajustes, caso note alguma oportunidade de melhoria.
Afinal, todo esse conjunto de definições pode e deve ser otimizado sempre que houver necessidade, para que a sua audiência e o Google sejam sempre considerados no seu projeto.
Passo 7: Analise a performance das suas páginas de categorias
Para entender se a sua estratégia de categorias está gerando os resultados esperados, temos algumas ferramentas também para este fim, como o Google Analytics, Google Search Console, entre outras.
Elas trarão dados importantes sobre o site e suas páginas, como: page views, tempo de permanência na página, cliques, impressões, taxa de conversão, posição média, etc. além de outras informações sobre a atividade da audiência dentro do seu site.
Esses números indicam o sucesso ou não da escolha das palavras-chaves e do trabalho de SEO no seu site, sendo que sua equipe poderá utilizar esses insumos para manter, potencializar ou mudar a rota atual.