ADS

Como gerar relatórios no Google Ad Manager?

O Google Ad Manager é uma das plataformas mais utilizadas no mundo para gestão de Ads. É uma ferramenta muito poderosa e possui diversas possibilidades de emissão de relatórios. Aqui vamos abordar, passo a passo, a criação de um relatório no GAM para visualização das seguintes métricas em relação a blocos de anúncios (ad units):

  • Impressões
  • Visualizações
  • Viewability
  • Cliques
  • CTR

Passo a passo para a criação de relatórios no Google Ad Manager

Vamos então emitir um relatório na prática!

Passo 1: Acesse o menu de relatórios no Ad Manager

Emissão de relatório no google ad manager

Acesse o Google Ad Manager com sua conta google, selecione a conta correta do Ad Manager. Em seguida, acesse o menu Relatórios > Relatórios.


Passo 2: Acesse o menu de relatórios no Ad Manager

Emitindo um novo relatório no google ad manager

Acesse o menu “Relatórios”, com seu sub-menu “Relatórios” e então clique no botão azul “Novo relatório”.


Passo 3: Preencha o campo “Nome”

Definindo nome para um novo relatório no google ad manager

Digite um nome para identificar o relatório e reutilizar o mesmo futuramente.


Passo 4: Determine o intervalo de dados no campo “Período”

Selecionando período para um novo relatório no google ad manager

Neste campo temos as opções de data dinâmica, fixa ou personalizada. Selecione de acordo com o período desejado.


Passo 5: Adicione itens ao campo “Dimensões”

Adicione aqui a dimensão “Bloco de anúncios (todos os níveis)”. Com isso, nosso relatório irá trazer as métricas selecionadas abaixo para cada um dos blocos de anúncios.

Selecionando dimensões para um novo relatório no google ad manager


Passo 6: Selecione as métricas para o relatório

Selecionando métricas para um novo relatório no google ad manager

Selecione aqui as métricas que queremos no relatório:

  • Total de impressões
  • Total de cliques
  • CTR Total
  • Total de impressões visíveis do Active View
  • Porcentagem do total de impressões visíveis do Active View


Passo 7: Clique em “Salvar e gerar”

Salvando e gerando um novo relatório no google ad manager

Clique no botão “Salvar e gerar” para que o relatório fique salvo para poder ser emitido novamente no futuro, e também seja exibido na tela.

O relatório será exibido em tela, conforme exemplo abaixo:

Relatório do google ad manager na tela

Passo opcional: exportando relatório do Google Ad Manager para uma planilha

Exportando um relatório do google ad manager na tela

Clique no botão “Exportar resultados”

Selecionando opções de exportação para um relatório do google ad manager na tela

Selecione a opção de exportação desejada. Nossa sugestão é utilizar o Google Drive, exportando assim uma planilha Google.

Por fim, seu relatório ficará salvo e você poderá emitir o mesmo novamente quando quiser, sem a necessidade de realizar a configuração completa. Lembre-se de ajustar o período a cada nova emissão.