Segurança

Criando e utilizando autenticação de dois fatores 2FA

Aprenda a proteger suas contas digitais com autenticação de dois fatores (2FA).

O objetivo deste documento é direcionar a implantação da autenticação de dois fatores (2FA) para todos os acessos digitais e sua importância.

As invasões de contas digitais utilizando senha do usuário representam mais de 90% de todos os crimes virtuais. Ao utilizar 2FA você minimiza próximo a 100% o risco desse tipo de invasão. Sendo assim, é importante e praticamente obrigatório ter o 2FA configurado para todas as suas contas digitais profissionais e pessoais.

O 2FA possui algumas tecnologias diferentes de autenticação, e a que vamos abordar aqui é o 2FA utilizando token.

O token representa um segundo passo na hora de fazer login em sua conta. Sendo assim, logo após inserir a sua senha, o sistema irá solicitar o token e só após digitar o token você terá acesso à sua conta.

Esse token é instalado e configurado em aplicativos e ele expira a cada 60 segundos, por isso o seu alto nível de segurança.

Utilizamos e recomendamos o seguinte processo:

Configure o 2FA:

  • Armazene a chave de geração do 2FA em seu cofre digital.
  • Guarde os códigos de recuperação do 2FA também em seu cofre.
  • Use o código de geração do 2FA para configurar o token em dois locais distintos, como uma extensão no navegador (ex: Chrome) e um aplicativo no celular (Android ou iOS). Isso garante acesso mesmo se um dos locais for perdido.

Dicas

  • Utilize ferramentas como LastPass para armazenar suas chaves e códigos com segurança.
  • Baixe o aplicativo Google Authenticator para configurar seu token. Android e IOS.