SEO title e meta description são textos que trazem à sua audiência e ao Google informações importantes sobre as páginas do seu portal de notícias.
Dentro de uma lista de ações de SEO, definir de maneira bem feita e publicar esses dois textos são alguns dos principais passos para se alcançar o topo do ranking no buscador.
Pensando nisso, criamos um guia rápido e simples sobre qual a importância e como criar e inserir o título SEO e meta descrição nas páginas do seu portal de notícias.
Qual a importância do SEO title e meta description?
O SEO title e a meta description podem:
- ajudar o seu público e o Google a compreenderem do que se trata aquele conteúdo;
- indicar ao Google que a sua página é a que traz a melhor resposta ou solução para as dúvidas da audiência sobre o tema que ela pesquisou;
- potencializar as chances de que suas páginas conquistem um melhor posicionamento no ranking;
- servir como um “cartão de visitas” do seu portal para a audiência, atraindo os usuários a clicarem nos seus resultados no Google.
Como criar e inserir SEO title e meta description?
É imprescindível que o título SEO e a meta descrição das páginas do seu portal estejam muito bem escritas. Mas, como criar bons títulos SEO e meta descrições para as páginas do meu portal?
É simples! Siga o passo a passo que criamos para você, com dicas de como redigir textos otimizados de título SEO e meta descrição, bem como publicá-los corretamente na plataforma.
Passo 1: Elabore os textos SEO title e meta description da página
- Faça um breve resumo com os principais pontos sobre o assunto da sua página, de forma clara, atrativa e objetiva — um mais curto para o título SEO e outro mais longo para a meta descrição.
- Aproveite esses campos para destacar os diferenciais do conteúdo que você produziu.
- É importante explorar, da melhor forma, as potencialidades de cada um dos campos: o título SEO tem menos espaço (cabe uma quantidade menor de caracteres), no entanto, tem mais destaque visual (o tamanho da fonte da letra é maior). Já a meta descrição tem mais espaço (cabe bem mais caracteres), porém, tem tamanho visual da fonte menor.
- Foque em demonstrar que na sua página a audiência vai encontrar as informações que ele busca.
- Lembre-se de tornar esses textos bem atrativos, para que despertem a atenção do usuário.
- É imprescindível utilizar a palavra-chave principal da página nesses textos e, de preferência, que ela esteja no início/mais à esquerda.
- Leve sempre em total consideração o que é relevante: primeiramente, a sua audiência e, depois, os mecanismos de buscas.
- Crie textos coerentes com seu respectivo conteúdo, que transmitam, de forma clara, o que o leitor encontrará na sua página. Transparência é um fator muito importante para o Google e para a audiência, então, ao acesse sua página atraído por informações que estavam na SERP, é imprescindível que ele encontre na publicação o que buscava, para fortalecer a confiança dele no seu portal.
- Na meta descrição, finalize, sempre que possível, o texto com uma CTA (call to action/chamada para ação), para direcionar os usuários ao clique, aumentando, assim, a sua audiência (exemplos: clique aqui, saiba mais, confira agora, etc).
- Leve em conta o limite de caracteres para cada um dos dois textos, para garantir que o SEO title e a meta description sejam sempre mostrados e visualizados integralmente na tela do usuário.
Confira abaixo os tamanhos limite de caracteres.
Tamanho do título SEO
O tamanho limite do SEO Title das páginas do seu portal deve ser de:
- até 55 caracteres.
Tamanho da meta descrição
O tamanho limite da meta description das páginas do seu portal deve ser de:
- até 150 caracteres.
Para conferir a quantidade de caracteres desses textos, você pode utilizar algum contador de caracteres. Lembrando que essas quantidades de caracteres, nos dois casos, incluem também os espaços.
Passo 2: Insira os textos de SEO title e meta description na página
- Abra a sua publicação dentro do WordPress e role a página até o plugin Yoast SEO. Lá, você encontrará os campos “Título SEO” e “Metadescrição”:
Como vemos na imagem acima, inicialmente, o campo Título SEO já estará preenchido com algumas variáveis predefinidas na programação da plataforma, que puxa os textos do “Título”, “Página”, “Separador” e “Título do site”.
Na metadescrição, também vai aparecer a variável “Resumo”, que puxa o texto que você inserir no campo Resumo daquela página.
- É importante avaliar se o padrão de texto que você costuma inserir no Resumo já atende às boas práticas que apresentamos aqui. Se sim, você pode manter sua produção dessa forma, e manter também o texto Resumo como a meta descrição da página.
- Caso contrário (se a função do Resumo que você cria for, por exemplo, mais voltado aos padrões jornalísticos, para que ele apareça na linha fina), é importante que se crie dois textos distintos — o Resumo da maneira como você já faz, e outro específico seguindo as premissas desse tutorial para a meta descrição.
- Se você criar um novo texto para a meta descrição, deverá manter o texto Resumo no campo Resumo e trocar a variável Resumo no campo Metadescrição pelo texto que você criou para essa finalidade:
- Clique no botão “Publicar” ou “Atualizar”, para que as novas informações de SEO title e meta description sejam salvas e publicadas na página:
Como o Google pode mostrar o SEO title e a meta description?
É relevante ressaltarmos que, nem sempre, o SEO title e a meta descrição que definimos vai, de fato, aparecer nos resultados do Google. O buscador tem autonomia para selecionar as informações que achar mais apropriadas para esses campos.
Há 3 possibilidades de visualização da meta descrição nos resultados, que podem ser:
- 100% conforme definimos;
- parcialmente conforme definimos (o Google pode unir partes do que você definiu com outros elementos do conteúdo, como alguma das heading tags ou trechos do texto, como uma frase, por exemplo);
- 100% conforme o Google definiu.
De todo modo, é altamente recomendável que as otimizações de SEO title e meta description sejam implementadas nas suas páginas, para que haja maior possibilidade de que o Google as mostre nos resultados de pesquisas.