Criamos esse conteúdo com dicas importantes para ajudar você a implementar as Web Stories em seu portal.
Siga a leitura e confira!
Analise os interesses da sua audiência
Ao criar conteúdo para Google Web Stories, é necessário analisar a fundo o interesse da audiência, além de pontos como a narrativa, o design, a experiência de navegação, entre outros.
Para isso, você pode, por exemplo, avaliar os tipos de temas que o seu público mais gosta e investir na produção desse tipo de conteúdo no formato de web stories.
Inspire-se nos temas da concorrência
Outra sugestão é fazer um benchmark — análise de concorrência do seu portal — para ficar por dentro do que os concorrentes estão produzindo para web stories.
Capriche na escolha dos elementos visuais
Trata-se de uma ferramenta altamente visual, então, é importante produzir ou buscar imagens e vídeos para compor seu storytelling.
Afinal, para o Google, vídeos são os formatos que geram mais engajamento, por isso, é possível que eles tenham mais chances de aparecerem na exibição principal.
Recomendações para imagens e vídeos das web stories
- Os elementos visuais devem estar em formato vertical (retrato) e o conteúdo precisa ser otimizado para uma experiência de visualização móvel (proporção de 3:4).
- Utilize vídeos e imagens em alta resolução.
- Verifique se a imagem vinculada ao atributo <amp-story> poster-portrait-src tem pelo menos 640 x 853 px e use uma proporção de 3:4.
- Inclua og:image: o Google recomenda a inclusão de og:image nas suas tags para melhorar a detecção da Story.
- Evite imagens com bordas.
- Utilize vídeos curtos: sempre que possível, recomendamos o uso de vídeos com menos de 60 segundos por página.
Explore o formato de dicas e listas nas web stories
Produza conteúdos em formatos de dicas e listas, pois esses métodos aumentam as chances de compartilhamento do seu web stories.
Construa textos breves, objetivos e assertivos
É importante reduzir o número de caracteres do título, para que ele não ocupe espaço na imagem ou vídeo: os títulos precisam ter menos de 90 caracteres. O Google recomenda o uso de um título descritivo com menos de 70 caracteres.
Reduza o texto do conteúdo, já que o Google não permite que as web stories tenham muito texto. Talvez elas não sejam exibidas se a maioria das páginas tiver mais de 180 palavras.
Não utilize imagens com textos gravados
Evite usar imagens que contenham texto gravado. Isso pode obstruir o título da story quando os usuários a visualizarem nos resultados da Pesquisa. Se os usuários não conseguirem ver o título claramente, é menos provável que continuem a ler.
Aposte nos conteúdos sazonais
Os conteúdos sazonais podem gerar um incremento de audiência — alguns exemplos são:
- Dia das mães;
- Dia dos Pais;
- Black Friday;
- Natal.
Aproveite conteúdos do blog para as web stories
Faça uma análise do seu blog e identifique conteúdos que estão performando, para criá-los também em formato de web stories.
Usar temas que já existem no seu blog é uma ótima forma de diversificar a sua audiência.
Afinal, se esse tipo de conteúdo está fazendo sucesso no seu domínio, eles têm potencial de fazer sucesso nos Web Stories também.
Aperfeiçoe e aplique técnicas de storytelling
O storytelling é a habilidade de contar histórias através de conteúdos audiovisuais, composto por três elementos.
- Técnicas narrativas: definir caminhos conceituais que sustentarão o conteúdo.
- Conteúdo narrativo: produzir o conteúdo, com base nas técnicas narrativas definidas.
- Fluidez: adotar a fluidez como premissa básica – criar o conteúdo pensando em proporcionar uma experiência fluida, contínua, que aproxime o público.
Aperfeiçoe suas técnicas nessa modalidade e aplique nos seus web stories para aumentar as chances de obter ainda mais sucesso de audiência.