Discover

Discover: o que é e como aparecer nesse tipo de resultado Google

Discover: o que é e como aparecer nesse tipo de resultado Google

Entenda aqui o que é Discover, como o seu conteúdo pode aparecer nesse tipo de resultado Google e quais são as principais práticas recomendadas para otimização do seu portal com esse objetivo.

O que é Discover?

Discover é uma parte da Pesquisa Google que mostra aos usuários, por meio dos dispositivos móveis, conteúdos relacionados aos interesses delas com base em sua atividade na Web e de apps.

Como um conteúdo é qualificado a aparecer no Discover?

As publicações são qualificadas de forma automática para serem exibidas no Discover ao serem indexadas pelo Google, desde que atendam às políticas de conteúdo do Discover.

É importante ressaltar que a inclusão de tags e dados estruturados não altera em nada as chances de exibição, portanto, são ações desnecessárias, pensando nesse objetivo.

Além disso, outro ponto imprescindível de entendermos é que não há nenhuma garantia de que os conteúdos do portal apareçam no Discover, já que, conforme citado, essa seleção é feita automaticamente pelo Google.

Se o site violar uma ou mais políticas de conteúdo do Discover, as ações manuais talvez apareçam na seção “Segurança e ações manuais” do Search Console. Saiba mais sobre os tipos de violações e como resolver isso.

Além disso, o Discover também prioriza conteúdos criados de pessoas para pessoas, já que utiliza vários sistemas e indicadores similares aos da Pesquisa Google.

Por isso, para um portal conquistar sucesso no Discover, é essencial que tenha um cuidado a mais na criação dos conteúdos.

Quais temas de conteúdos podem aparecer no Discover?

O Discover exibe páginas que tratam de uma variedade imensa de temas, desde que estejam alinhados aos interesses de um usuário.

Os conteúdos mais antigos podem aparecer, apesar de menos propensos, se forem realmente úteis e relevantes para os usuários e que ele trate de um tema que esteja alinhado aos interesses daquela pessoa.

Para oferecer uma boa experiência do usuário, o Discover procura apresentar conteúdo adequado nos feeds baseados em interesses, como artigos e vídeos, além de filtrar materiais indesejados ou que possam confundir os leitores.

Por exemplo, talvez o Discover não recomende vagas de emprego, petições, formulários, repositórios de código ou conteúdo satírico sem contexto. O Discover usa o SafeSearch, mas também filtra conteúdo que pode ser considerado chocante ou inesperado.

O SafeSearch foi projetado para filtrar resultados que levam a representações visuais de:

  • Conteúdo sexual explícito de qualquer tipo, incluindo pornografia
  • Nudez
  • Brinquedos sexuais realistas
  • Serviços de acompanhantes sexuais
  • Violência ou imagens sangrentas
  • Links para páginas com conteúdo explícito

Como o Google decide o que é exibido no Discover para o usuário?

Para saber o que será exibido no Discover, o Google usa informações do dispositivo do usuário e de outros produtos do Google.

Ele também usa dados que são armazenados na Conta do Google do usuário. Esses dados têm como base as configurações que ele pode mudar, ativar ou desativar, podendo incluir:

  • Atividade na Web e de apps
    • Informações de apps dos dispositivos
    • Dados de contato dos dispositivos
    • Resultados personalizados
  • Histórico de localização: para que o Google use essas informações, é necessário que o usuário ative a “Atividade na Web e de apps”.
  • Configurações de localização: algumas atualizações no Discover são exibidas com base no local da casa do usuário. Se o local da casa não estiver disponível, o Google estimará a localização com base em outras fontes, como o endereço IP.

É muito importante ressaltar que o usuário que acessava o portal pelo Discover pode, em algum momento, optar por não querer mais ver matérias personalizadas, e poderá fazê-lo desativando os Resultados personalizados.

Como aumentar as chances de minhas publicações aparecerem no Discover?

Para aumentar a probabilidade de que seu conteúdo apareça no Discover, é recomendável seguir estas orientações:

  • Use títulos de página que resumam a natureza do conteúdo, de forma natural, mas não no estilo indutor de cliques (click bait).
  • Inclua imagens atraentes e de alta qualidade no conteúdo, especialmente imagens grandes com maior probabilidade de gerar visitas no Discover. As imagens grandes precisam ter pelo menos 1.200 px de largura e ser ativadas pela configuração max-image-preview:large ou usando AMP. Evite usar um logotipo de site como imagem.
  • Evite táticas para aumentar artificialmente o engajamento usando detalhes enganosos ou exagerados no conteúdo de visualização (título, snippets, imagens) para aumentar o interesse ou omitindo informações essenciais para entender o material.
  • Evite táticas que manipulem o interesse apelando para a curiosidade mórbida, excitação ou indignação.
  • Crie conteúdo relevante para os interesses atuais, que conte bem uma história ou forneça insights exclusivos.
  • Crie conteúdos de pessoas para pessoas — o Google tem um documento orientações importantes sobre como criar conteúdo útil, confiável e que prioriza as pessoas.

Políticas de conteúdo do Discover

Para garantir que o Google Discover seja uma experiência útil para todos, o conteúdo precisa seguir as práticas recomendadas do Discover e não violar as políticas gerais, as políticas de spam ou as políticas de recursos da Pesquisa Google:

  • Conteúdo perigoso
  • Práticas enganosas
  • Conteúdo de assédio
  • Conteúdo de incitação ao ódio
  • Mídia manipulada
  • Conteúdo médico
  • Conteúdo sexualmente explícito
  • Conteúdo extremista violento
  • Conteúdo violento e sangrento
  • Linguagem vulgar e obscena

O Discover também tem políticas específicas sobre o recurso, que podemos ver a seguir.

Anúncios e conteúdo patrocinado

Suas páginas não podem ter mais publicidade ou outros materiais promocionais pagos do que conteúdo. Não permitimos ocultar nem disfarçar conteúdo patrocinado como material editorial independente.

É preciso divulgar claramente o patrocínio aos leitores. Isso inclui propriedade ou participação afiliada, pagamento ou suporte material, entre outras possibilidades. O assunto do conteúdo patrocinado não pode se concentrar no patrocinador sem uma divulgação clara.

Conteúdo enganoso

O Google não permite prévias que induzam a interação dos usuários prometendo detalhes que não estejam no conteúdo relacionado.

Transparência

Os visitantes do site querem confiar em quem escreve e publica o conteúdo e compreender essas pessoas. É por isso que as fontes de notícias no Google precisam exibir o seguinte:

  • Datas e assinaturas claras
  • Informações sobre os autores, a publicação e o editor
  • Informações sobre a empresa ou rede responsável pelo conteúdo
  • Dados de contato

Quando encontramos conteúdo ou comportamento que viola essas políticas, podemos removê-lo do Discover. No caso de violações recorrentes ou graves, um site pode ser desqualificado para a exibição no Discover ou em plataformas dele, como a “Artigos para você” no Google Chrome. 

Podemos abrir exceções a essas políticas com base em considerações artísticas, educativas, históricas, documentais, científicas ou, ainda, no caso de outros benefícios significativos para o público.

Ações manuais do Discover no Search Console

Se o site violar uma ou mais políticas de conteúdo do Discover, as ações manuais poderão aparecer em “Segurança e ações manuais” no Search Console. Saiba mais sobre os tipos de violação e como corrigi-los.

Por que o tráfego do Discover pode mudar com o tempo?

O tráfego do Discover é menos previsível ou confiável em comparação com as visitas de pesquisa baseada em palavras-chave. Devido à natureza dinâmica, o tráfego do Discover precisa ser considerado complementar ao tráfego de pesquisa direcionado por palavras-chave.

Saiba alguns dos motivos pelos quais o tráfego do Discover pode variar:

  • Mudança de interesses: o Discover foi projetado e está sempre se aperfeiçoando para mostrar conteúdo alinhado ao interesse de alguém, o que, em parte, pode ser baseado na atividade de pesquisa. Se alguém não tiver mais interesse em um determinado assunto, talvez devido a uma queda na pesquisa sobre ele, o feed do Discover pode mostrar outros conteúdos de interesse. Isso pode causar mudanças no tráfego para os editores.
  • Tipos de conteúdo: o Discover tem e continua ajustando os tipos de conteúdo que podem aparecer no feed para se alinhar melhor ao que as pessoas estão procurando. O Discover mostra regularmente conteúdo da Web aberta, incluindo, mas não se limitando a, esportes, saúde, entretenimento e estilo de vida.
  • Atualizações na Pesquisa Google: periodicamente, fazemos atualizações na Pesquisa para oferecer links de conteúdo útil às pessoas. Como o Discover é uma extensão da Pesquisa, às vezes as atualizações podem produzir mudanças no tráfego. Se você notar mudanças no desempenho do site após uma atualização, considere as seguintes páginas:
  • Principais atualizações da Pesquisa Google e seu site
  • Perguntas frequentes sobre conteúdo útil

Como monitorar o desempenho do Discover?

É possível monitorar seus indicadores por meio do GSC, com o Relatório de performance do Discover. Ele mostra impressões, cliques e CTR de qualquer conteúdo que tenha aparecido no Discover nos últimos 16 meses, desde que seus dados atinjam um limite mínimo de impressões. O relatório de desempenho do Discover inclui o tráfego do Chrome e rastreia completamente o tráfego do Discover dos sites em todas as plataformas em que os usuários interagem com ele.