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Ferramentas para pesquisa de temas e tendências

Ferramentas para pesquisa de temas e tendências

As ferramentas para pesquisa de temas e tendências podem ser grandes aliadas do trabalho da redação no dia a dia dos portais de notícias.

Afinal, as informações disponibilizadas por essas plataformas possibilitam tomarmos melhores decisões quanto a:

  • temas mais buscados pela audiência;
  • melhores palavras-chaves a serem utilizadas em cada publicação (principal/secundárias);
  • tópicos a serem abordados dentro de cada uma das publicações;
  • estratégia completa de conteúdo sobre determinado assunto.

Conheça aqui as principais ferramentas de pesquisa de temas e tendências para produção de conteúdo e como usá-las.

  • SEMRush
  • Ubersuggest
  • Free Keyword Tool Backlinko
  • AlsoAsked
  • Answer Socrates
  • Google Trends

SEMRush

A SEMRush é uma ferramenta de SEO que, entre outras diversas opções, possibilita realizarmos pesquisas de informações sobre palavras-chaves com as quais queremos trabalhar.

A ferramenta traz para cada termo pesquisado o volume de buscas mensais em todos os países nos quais o portal aparece, além do percentual de dificuldade de rankeamento (KD=keyword difficult).

No mais, a SEMRush também indica qual é a intenção de busca para aquela pesquisa e a tendência de busca, que diz respeito ao interesse dos usuários na palavra-chave analisada nos últimos 12 meses.

A métrica se baseia nas variações do número de pesquisas por mês.

Você também pode utilizá-la para descobrir variações da palavra-chave, perguntas relacionadas a ela e indicação de estratégia de palavras-chaves sobre o tema.

É importante ressaltar que a versão gratuita possibilita realizar apenas 10 consultas diárias. Para mais consultas, é necessário comprar um dos planos profissionais.

Como usar SEMRush

Ao acessar a SEMRush, comece digitando o termo que deseja obter informações no campo de pesquisa, na parte superior da tela:

Visão geral de palavras-chaves

Ao clicar em “Pesquisar”, você será direcionado para a “Visão geral de palavras-chaves” e terá acesso às informações gerais sobre aquela palavra-chave pesquisada, conforme citamos anteriormente (volume de buscas mensais, dificuldade de rankeamento, intenção de busca e tendência):

Ideias de palavras-chave

Ao rolar a tela mais para baixo, você também visualizará a sessão “Ideias de palavras-chave”, onde poderá consultar sugestões de termos relacionados, como comentamos também acima (“Variações da palavra-chave”, “Perguntas” relacionadas a ela e indicação de “Estratégia de palavras-chave” sobre o tema):

Note que em cada uma dessas sub sessões, há um botão para “exibir mais” ou “ver tudo”, em que você poderá clicar para visualizar todas as sugestões disponíveis:

Ubersuggest

Assim como a SEMRush, a Ubersuggest também é uma ferramenta de SEO que nos fornece uma variedade de informações sobre palavras-chaves que queremos utilizar.

Lembrando que a versão gratuita possibilita realizar apenas 1 consulta diária. Aqui também, para mais consultas, é necessário assinar um dos planos profissionais.

Como usar

Visão Geral

Com a versão gratuita da ferramenta, você poderá consultar na sessão “Pesquisa de Palavra-chave” -> “Visão Geral”, alguns dados de SEO, como volume de buscas mensais e dificuldade de rankeamento (SEO difficult):

Já na versão paga, mais opções são liberadas, como o histórico de palavras-chave, faixa etária das pessoas que realizam aquela pesquisa, entre outras:

Ideias de palavras-chave

Ainda na versão gratuita, rolando um pouco mais a tela, podemos acessar as “Ideias de palavras-chave”, que são termos atrelados ao principal (aquele que você digitou):

Visualização de Palavra-chave

Já na aba “Visualização de Palavra-chave”, é possível consultar uma estratégia de conteúdo, com sugestões de tópicos sobre o tema, a serem abordados no seu texto:

Aqui vale uma ressalva muito importante: a ferramenta sugere uma variedade enorme de tópicos sobre o tema pesquisado, porém, é IMPRESCINDÍVEL a sua análise prévia para verificar o que faz ou não sentido para a publicação que você quer produzir.

Ideias de Conteúdo

Temos também outra aba, “Ideias de Conteúdo”, na qual você pode conferir publicações de concorrentes que também falaram sobre o tema:

Keyword Tool Backlinko

A Free Keyword Tool Backlinko é uma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chaves bem mais simples do que as anteriores.

Ela traz informações básicas de SEO, como volume de buscas, dificuldade de rankeamento e quantidade de resultados para aquela pesquisa na SERP.

Ao contrário das já citada — que possuem um menu com diversas sessões e variados recursos para os mais diversos fins —, a Keyword Tool Backlinko tem uma interface totalmente limpa e direta, sendo ideal para consultas rápidas no dia a dia:

As informações mostradas para cada termo pesquisado nessa ferramenta são as mesmas da SEMRush, pois fazem parte da mesma empresa.

Como usar

Digite a palavra-chave desejada no campo de pesquisa:

Abaixo vai aparecer uma lista que consta o termo que você pesquisou, além de palavras-chaves relacionadas — todas acompanhadas de suas respectivas informações para análise:

AlsoAsked

O AlsoAsked é uma ferramenta que se baseia nas questões do “As pessoas também perguntam” do Google.

Ela é ideal para quem quer criar uma estratégia de topic clusters, bem como para quem precisa definir os tópicos que serão abordados nas publicações.

A partir da pesquisa de um termo realizada por você, ele traz diversas dúvidas e questões relacionadas a aquele tema principal, em alguns níveis de profundidade, como veremos mais à frente.

Como usar

Para começar, na página inicial, digite a palavra-chave escolhida. Configure também o seu idioma e local:

Após clicar em “Search”, o sistema mostrará tópicos em diferentes níveis de profundidade de informação, desde as mais superficiais sobre o tema até algumas mais aprofundadas:

É possível baixar o arquivo com a estratégia, clicando em “Download results”, no canto superior direito da tela.

Essa ferramenta disponibiliza 3 consultas diárias gratuitamente — para maior quantidade, é necessário fazer a assinatura.

Answer Socrates

O Answer Socrates também tem como função trazer ideias de tópicos a serem desenvolvidos nas publicações.

Como usar

Digite o termo para o qual deseja obter ideias de tópicos no campo de pesquisa, configure o país e o idioma e clique em “Search”:

Ele traz uma gama de questões sobre o tema pesquisado. Mas ressaltamos que é necessária uma análise para filtrar o que realmente tem coerência com o que você precisa, pois entre as ideias pertinentes, podem surgir também algumas sem sentido para a ocasião:

O Google Trends tem uma proposta diferente das ferramentas já apresentadas.

Ele tem a função mais específica de mostrar a tendência de buscas das palavra-chave no Google, bem como sugestões de pesquisas em alta, no Brasil e no mundo.

Essa ferramenta não tem limite de consultas por dia e é totalmente gratuita.

Ao acessar o site, a aba “Início” mostra algumas sugestões de temas que são tendência no momento.

A cada 10 segundos, um novo tema que está em alta em vários países do mundo é mostrado, bem como publicações já existentes relacionadas ele, ao rolarmos um pouco mais a tela:

Como usar

Na aba “Explorar”, digite a palavra-chave sobre a qual gostaria de saber a tendência de buscas:

Selecione a opção “Termo de pesquisa”:

Histórico de tendência de busca

Logo abaixo vai aparecer a linha do tempo com o histórico de tendência de buscas por aquele termo.

Por padrão, você verá os dados do Brasil, nos últimos 12 meses, em todas as categorias e por pesquisa na web.

Mas você poderá configurar esses filtros (local, o período de tempo, a categoria e o tipo de pesquisa):

Além disso, ao passar o cursor sobre a linha do tempo, é possível ver os dados daquele período específico:

Interesse por sub-região

Outro recurso interessante é o que a sessão “Interesse por sub-região” oferece. Ela mostra dados separados por sub-região (estados do país) ou cidades.

Basta selecionar o tipo de visualização que você deseja, no canto superior direito:

Na tela irá aparecer os 5 primeiros registros, em ordem decrescente de tendência de busca, ou seja, do local que teve mais buscas por aquele termo nos últimos meses para o que teve menos buscas.

Você pode clicar na opção abaixo da lista para aparecer os demais resultados:

Tendências de pesquisa diárias

Na última aba, “Explorar”, o Google Trends mostra “Tendências de pesquisa diárias” — os principais temas buscados nos últimos dias, separados por data, com os 10 temas mais relevantes de cada dia (começando pela data mais recente):

Rolando a tela mais para baixo, você verá os dias anteriores:

Nas tendências de pesquisa diárias, é possível filtrar por local.

Tendências de pesquisa em tempo real

Ele mostra também as tendências em tempo real, com uma lista com a opção para você “carregar mais”:

Nas tendências de pesquisa em tempo real, é possível filtrar por local e selecionar a categoria.

Além das informações desse tutorial, o próprio Google Trends oferece alguns materiais que trazem mais detalhes sobre o que é e como utilizar os recursos da ferramenta: