Domine o Ad Manager

Como cadastrar um Pedido no Ad Manager

Descubra o essencial para a criação eficiente de um pedido no Ad Manager. Este artigo é voltado para aqueles que estão iniciando no universo da publicidade digital e desejam aprender de maneira clara e objetiva como configurar um pedido de anúncio desde o início.

Como cadastrar um Pedido no Ad Manager

Um pedido nada mais é do que um “contrato” entre o portal que exibirá o anuncio e o anunciante. Antes de tudo, precisamos entender quais são os componentes principais que compõem um anúncio:

Detalhes do Pedido

Inclui as informações básicas do Pedido, como nome e detalhes de contato. Não influencia diretamente na exibição dos Ads, mas recomendamos seguir o seguinte padrão para uma melhor organização:

Nome da Campanha – Mês Ano

Ex: Campanha Seox Ads Base – Janeiro 2024

Linhas do Pedido

Um pedido pode ter múltiplas linhas de pedido. Uma linha é um conjunto de critérios de veiculação para um anuncio, como o formato, dimensões, segmentação e orçamento.

Criativos

São os elementos visuais que aparecerão nos blocos de anúncios. É aqui que definimos quais artes serão exibidas. Um pedido pode ter vários criativos atrelados a ele, permitindo que diferentes anúncios sejam exibidos em um mesmo contrato.

Segmentação

Na segmentação conseguimos restringir nossos anúncios com base em critérios como localização, tipo de dispositivo, uso de chave-valor e também a blocos específicos.


Agora que você já aprendeu o básico sobre os elementos de um Pedido, vamos criar um!

Passo 1: Acesse seu Ad Manager e vá até a aba Pedidos

Acessando a aba Pedidos no Ad Manager

Nessa aba, é possível visualizar todos os pedidos, aqueles que estão sendo veiculados, em rascunho, ainda não aprovados e concluídos.

Passo 2: Crie um novo Pedido

Preencha as seguintes informações:

Nome

Sugiro seguir o padrão recomendado de Campanha – Mês Ano

Anunciante

O responsável pela campanha. Pode ser um anunciante interno (como o próprio portal) ou um anunciante externo. Caso não tenha o anunciante desejado, clique em Adicionar uma Nova Empesa e preencha os dados de acordo

As demais informações podem ser deixadas em branco. O resultado final gerará um resultado similar ao abaixo:

Passo 3: Crie um item de linha

Com o Pedido criado, você será redirecionado a uma tela com a possibilidade de escolher qual tipo de anúncio deseja, que será posteriormente atrelado a um Item de Linha. Usualmente o tipo escolhido é Display, que aceita imagens (.jpg, .png, .jpeg) e gifs (.gif).

Após escolher o tipo de anúncio, você será redirecionado a uma tela de novo item de linha. Aqui definiremos algumas informações importantes a respeito dos nossos criativos e exibição:

Nome

Recomendamos seguir o padrão utilizado anteriormente – Campanha – Mês Ano

Tipo de item de linha

Padrão (6, 8, 10)

Criativos Esperados

Todos os tamanhos de Ads para esse item de linha (não para a campanha em si). Nesse artigo utilizarei as seguintes resoluções de Ads: 728×90 para desktop e 320×50.

Configurações de Exibição

Defina o horário de inicio e horário de término do item de linha. As demais configurações podem ser deixadas de acordo com o padrão

Adicionar Segmentação

Nesse bloco conseguimos definir a segmentação do nosso Ad, ou seja, onde e para quem ele será exibido. Aqui na Seox comumente segmentamos os Ad por blocos, fazendo com que eles sejam fixos em slots ou páginas específicas (HOME1 ou ROS2). Para segmentar os Ad por blocos, clique em Blocos de Anúncios e selecione as posições que deseja.

Outra segmentação muito utilizada é por Chaves Valores.

OBS: O AD Manager filtra automaticamente por blocos compatíveis com as resoluções esperadas.

Com todas os campos necessários preenchidos, clique em Salvar. Abaixo há uma ilustração de um item de linha com as configurações necessárias:

Passo 4: Adicione Criativos

Após a criação, clique na aba Criativos. O Ad Manager informará que espera os respectivos tamanhos de criativos, mas que ainda não estão cadastrados.

Aqui podemos cadastrá-los de duas formas:

  • Clicando em Adicionar Criativo
  • Clicando em Fazer upload em massa de criativos

Ambos trarão o mesmo resultado, contudo, a segunda opção é útil quando estamos manipulando muitas artes de uma vez.

Para esse tutorial, utilizaremos a opção Adicionar Criativo > Novo Anúncio.

Na tela de novo anúncio, conseguimos definir qual formato de criativo queremos utilizar. Nesse tutorial – e na maioria dos casos – utilizaremos o criativo do tipo Imagem.

Na tela de criação de um novo anúncio, preencha as seguintes informações:

Configurações

No nome do anúncio, sugiro seguir o padrão recomendado acrescido da resolução do Ad, por exemplo:

Campanha Seox Ads Base – Janeiro 2024 – 728×90

Campanha Seox Ads Base – Janeiro 2024 – 300×50

Faça o upload do criativo (imagem ou gif) e defina a URL de clique. Recomendamos utilizar o botão de teste logo ao lado da URL de clique, para garantir que seu Ad levará para uma página existente ao ser clicado.

Configurações Avançadas

Defina um texto alternativo para seu criativo (importante para a acessibilidade). Em últimos casos, defina o texto alternativo com o mesmo nome do criativo.

Com as informações devidamente preenchidas, clique em salvar e visualizar.

Repita esse processo para os criativos restantes.

Passo 5: Aprove e publique o Pedido

Após todos os criativos estarem criados, vá até o menu de Pedidos e clique no pedido recém criado. Dentro do pedido, selecione o item de linha recém criado (ou se criou mais de um, selecione todos que forem ser lançados) e clique em Aprovar.

Caso apareça mensagem de que foi reservado além do limite, e que não há inventário suficiente, apenas clique em Aprovar.

O item de linha provavelmente ficará com o status de Pronto. Isso indica que deu tudo certo com a criação do seu anúncio, contudo, ele ainda não está sendo exibido. Isso acontece pois há um tempo de aproximadamente 30 minutos entre a publicação do pedido e o inicio da exibição dos Ads. Mas não se preocupe, quando os Ads começarem a ser vinculados, o status mudará para Em Exibição.

Agora você já sabe como criar um anúncio básico no Google Ad Manager, parabéns!

  1. Conjunto de anúncios que são veiculados somente na Página Inicial (Home) ↩︎
  2. Conjunto de anúncios que são veiculados no resto do site (do inglês Rest of Site) ↩︎