O que são UTMs e por que usar?
UTMs (Urchin Tracking Module) são parâmetros que podem ser adicionados ao final de um link para identificar de onde vem o tráfego que acessa seu site. Eles são essenciais para entender quais estratégias de marketing estão funcionando e quais precisam ser ajustadas. Alguns dos benefícios de usar UTMs incluem:
- Rastreamento preciso: Saiba exatamente de onde vem seu tráfego.
- Análise detalhada: Avalie o desempenho de cada canal e campanha.
- Otimização de campanhas: Ajuste suas estratégias com base em dados concretos.
- Melhores resultados: Alcance seus objetivos de marketing com mais eficiência.
Conhecendo padrões UTM e compreendendo cada um
Os parâmetros UTM são compostos por cinco elementos principais:
Parâmetro | Descrição | Exemplo |
---|---|---|
utm_source | Indica a fonte do tráfego (ex: Google, Facebook, Newsletter) | utm_source=newsletter |
utm_medium | Indica o meio de aquisição (ex: CPC, banner, email) | utm_medium=email |
utm_campaign | Nome da campanha de marketing | utm_campaign=promocao_verao |
utm_content | Usado para diferenciar anúncios ou links | utm_content=botao_azul |
utm_term | Usado para identificar palavras-chave de pesquisa paga | utm_term=tenis_masculino |
Alguns parâmetros são obrigatórios e outros opcionais. Os obrigatórios são requisitos para que os cliques sejam devidamente contabilizados no GA4, sendo eles: utm_source
e utm_medium
, os demais são opcionais, e podem ser usados para melhor classificar seu tráfego.
Exemplo:
https://www.seusite.com.br/noticia/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=promocao_verao
utm_source=facebook
: Indica que o tráfego veio do Facebook.utm_medium=social
: Indica que o meio de aquisição foi uma rede social.utm_campaign=promocao_verao
: Indica que o link faz parte da campanha de promoção de verão.
Parâmetros UTM no Publisher
O Publisher Seox oferece links com UTMs pré-configurados para algumas redes sociais, como Twitter, Linkedin, Facebook e WhatsApp. Basta clicar no botão de compartilhamento da rede desejada e o link será gerado automaticamente com os parâmetros corretos. O GIF abaixo ilustra o funcionamento dos padrões:
Por fim, quando o usuário que recebeu o link acessá-lo, ele será redirecionado para a notícia normalmente, e, adicionalmente, informações úteis serão enviadas para o Google Analytics.
Adicionando Parâmetros em outros links
Os parâmetros UTM podem ser adicionados em qualquer link do seu site, desde que siga a padronização mostrada na tabela anterior. Isso garantirá que os dados sejam corretamente processados no GA4.
Exemplo prático: Definindo padrões UTM para um link a ser compartilhado no WhatsApp
- Defina seus parâmetros UTM:
- utm_source:
whatsapp
(identifica o WhatsApp como a fonte do tráfego) - utm_medium:
lista-transmissao
(especifica o tipo de campanha no WhatsApp) - utm_campaign:
nome-da-campanha
(nome da campanha específica, ex: “aquisicao-de-trafego-02-05”) - utm_content:
conteudo-especifico
(opcional) Use para diferenciar links dentro da mesma campanha (ex: “link-1”, “link-2”)
- Crie seus links com UTMs:
Use um gerador de UTMs online (ex: Google Campaign URL Builder) ou adicione os parâmetros manualmente ao final de seus links. Exemplo: https://www.seusite.com.br/noticia/?utm_source=whatsapp&utm_medium=lista-transmissao&utm_campaign=promocao-inverno
- Compartilhe seus links no WhatsApp
Agora que você aprendeu a como adicionar parâmetros UTM nos links do seu portal, que tal aprender a como visualizá-los no Google Analytics? Descubra clicando aqui: